Igreja em células

Tem se espalhado por aí as igrejas em células. Primeiro gostaria de destacar que a palavra célula significa “cela”. Isso mesmo, cadeia ou prisão.

As igrejas em céluas tentam recuperar uma forma simples de organização que a igreja primitiva tinha. As pessoas se reuniam em casas, e igreja significa o ajuntamento de pessoas que tinham Cristo como salvador. Boa iniciativa, mas o que se tem visto é um sistema chamado G12 transformando uma organização simples, em algo bem mais complexo. O G12 formam grupos residenciais e quando esse grupo chega a 12 membros ele se divide em grupos menores, que crescem e se dividem consecutivamente.

Nada contra o princípio de se multiplicar, mas geralmente esse sistema do G12 está associado a teologia da prosperidade e é uma forma de difundir a mesma. Uma forma barata, já que não se paga aluguel e através de um sistema de discipulado, consegue-se manter a união dos muitos grupos. Não passa de um sistema de manipulação e controle de pessoas que abandonam seu livre pensar e se fecham a uma ideologia megalomaníaca e totalitarista. Mandam e desmandam na vida das pessoas e se dizem autorizadas por Cristo.

Não recrimino reuniões em casa, não recrimino discipulado, desde que esteja alijado dessa ideologia dominante e castrante que se denomina teologia da prosperidade, que tem contaminado nossas igrejas. E além do mais, essa coisa de célula já tinha com o Paul Young Shoo na década de 90, hoje acrescentaram umas coisas a mais e dissem que é revelação, pra mim, é novidatismo gospel, onda pra levar cristãos desatentos.

Graça e paz

4 respostas em “Igreja em células

  1. O grande problema é que os brasileiros estão fadados a consumir todo tipo de resíduo gospel vindo dos EUA, da Europa e dos Orientais. Que Deus tenha misericórdia de nós!

    • boa observação, é o que mais tenho visto, importação de quinquilharias gospel do mundo inteiro. Bem pontuado, irmão. É que quem é jovem acha que tudo é novo, e se trata de uma nova roupagem de algo já conhecido.

  2. Confesso aqui que participei de uma igreja em células, também confesso que recebi muita, muita ajuda mesmo. Na célula, que era só de mulheres, estudávamos a Palavra, dividiamos nossas “lutas” do dia a dia, oravamos, aconselhavamos, ouvíamos testemunhos, eita era muito bom, maaaas… (o “mas” é que pega!) a igreja era uma teologia da prosperidade brava, aí não deu, o que foi uma pena.
    Não dá pra participar de uma coisa com a qual você não aceita ou não se encaixa.

  3. Se reunir em lares é valido… desde que o foco seja a palavra… a palavra não fala de células… ela fala de igreja… onde há 2 ou 3 reunidos no nome de Jesus ali ele está… ele é o cabeça… nós o corpo isso é igreja… independente do local…
    a biblia fala do corpo de cristo… passou disso é heresia…

Deixe um comentário